Normativa de Biossegurança

Prezados Estudantes,

Iniciamos a revisão dos processos internos da Central de Esterilização e serão implementadas algumas ações para contribuir com a biossegurança da Clínica de Odontologia e, desse modo, desejamos mantê-los informados sobre as mesmas.

1) Padronização do jaleco, roupa e calçado dos estudantes do Curso de Odontologia (os estudantes devem utilizar jaleco, roupa e calçado fechado (sapato ou tênis) na cor branca, conforme descrição fixada no mural de entrada da clínica);

2) Processamento dos materiais na Central de Esterilização:

- Orientação na entrega dos materiais para serem esterilizados (utilização de caixas metálicas perfuradas próprias para instrumental odontológico – de aço inoxidável); Alguns materiais são recebidos separadamente, como por exemplo: Placa de vidro, Placa de Petry, Trio, Tamborel, Limas, Grampos, Cones de Papel, Moldeiras, Brocas e Arco);

- Atendimento a RDC 30, resolução que proíbe reesterilização de alguns artigos de uso único. No caso da Clínica de Odontologia, até o dia 1° de setembro, as seringas plásticas, as esponjas dos tamburéis de endodontia e as lâminas de bisturi reesterilizadas pelos estudantes deverão ser substituídas;

- Realização de testes para validação do processo de esterilização das autoclaves. Iniciamos a orientação aos estudantes sobre a colocação do integrador químico dentro das caixas e bandejas (pacotes de instrumentais maiores) e estamos solicitando que os estudantes, ao abrirem a caixa de instrumentais, observem a mudança de cor do integrador. Estamos em fase de avaliação dos produtos disponíveis no mercado e, desse modo, ainda os informaremos sobre o local que deverá ser fixado/ armazenado este registro da esterilização (prontuário / formulário específico/ outro local).

- Controle de utilização do armário para armazenamento do instrumental a ser processado. Os estudantes poderão armazenar o instrumental para a lavagem posterior desde que não haja tempo suficiente no seu turno e para os estudantes que tem aula teórica no vespertino, desse modo, o horário para abertura do armário é: MANHÃ – 11h e 40min, TARDE – 16h e 50min e NOITE – 22h e 10min. O instrumental armazenado no armário deve ser entregue para o processamento na Central de Esterilização dentro de 24horas.

3) Uso da sobre luva: as funcionárias da Clínica estão orientadas a exigirem dos estudantes o uso da sobre - luva para a retirada de materiais nos setores.

4)
Apresentação da carteira de vacinação. A Técnica de Enfermagem da Central de Esterilização está fazendo o controle em relação vacinação dos estudantes e prestando informações sobre o ciclo vacinal para imunização em relação à hepatite, portanto, os estudantes devem procurá-la para apresentar a sua carteira de vacinas.

5)
Orientação dos estudantes na sala de lavagem quanto às etapas que compreendem o processamento dos artigos, a importância da utilização dos EPIs, o modo correto de lavar o instrumental e sobre a utilização da lavadora ultrassônica. Esta atividade está sendo realizada de forma individual pela Enfermeira Andreza Schuster e a Técnica de Enfermagem durante a lavagem dos instrumentais.

6)
E, por fim, será realizada, de forma sistemática, uma auditoria na Clínica para verificar a biossegurança (paramentação, barreiras, destinação correta dos resíduos e materiais de consumo não utilizados/ devolução dos mesmos na Distribuição) e, após, serão repassadas as informações à Coordenação e aos docentes das respectivas disciplinas.Nos colocamos à disposição para o recebimento de contribuições.

Atenciosamente,

Coordenação do Curso de Odontologia.

0 comentários:

Postar um comentário